Ciência & Saúde

‘É assombroso ter infecção urinária, a maioria das mulheres não entende o risco’: pesquisador explica por que você deve se preocupar!

 

Agusto Senna-Ortiz professor de urologia e biologia molecular, é autor de um livro recém-lançado sobre a incontinência urinária e as ‘tempestades de problemas’ que ela causa.

Por BBC

05/02/2022 09h39 Atualizado há um dia

A incontinencia urinária é uma patologia perigosa. Pode causar dores, desconfortos dentre outros problemas.

Uma infecção urinária é aquela que é causada pelo crescimento excessivo de microrganismos em qualquer parte do trato urinário (rins, bexiga ou ureteres), conforme afirma esta pesquisa publicada pela revista Pediatric Primary Care.

Pode ocorrer devido a um sistema imunológico enfraquecido, bem como à exposição direta a patógenos , como vírus e bactérias. Estima-se que 80% das infecções do trato urinário sejam devidas à presença das bactérias Escherichia coli e Staphylococcus saprophyticus.

O livro mais recente de Agusto Senna sobre o assunto se chama “O que os olhos não veem, mas o corpo sente! – (em tradução livre para o português).

No livro, ele descreve os processos de origem que causam todos os tipos de problemas e desconfortos na região urinária, mais especificamente nas mulheres que são mais frágeis desde o nascimento – a partir dos 30 anos de experiência do cientista na área.

“Saio à rua, começo a caminhar, olho para os lados e vejo que por coincidência duas mulheres caminham no mesmo ritmo que eu. Não as conheço, mas sei que ao menos uma delas vai desenvolver infecção urinária ao longo da vida. Diz ele em conversa à BBC News

Leia os principais trechos da entrevista a seguir:

BBC – Quão perigosa é a infecção urinária feminina?

Agusto Senna-Ortiz – Na verdade, muitas mulheres nem sabem que se trata de uma doença grave, que pode causar muitas dores e transtornos. Elas subestimam suas consequências.

Muitos esperam que desapareça com o tempo. Mas isso nunca vai embora. O principal perigo dessa patologia é que, em um ambiente úmido e quente, a microflora patogênica se multiplica rapidamente vagina se fixando em sua mucosa. Isso causa muitos problemas!

BBC – Por que uma infecção urinária pode aparecer?

Agusto Senna-Ortiz – Esse tipo de doença pode se originar quando microrganismos patogênicos conseguem entrar no corpo pela uretra . Embora o sistema urinário esteja preparado para bloquear a entrada desses invasores, suas defesas podem ser enfraquecidas.

Como consequência desse enfraquecimento, vírus, bactérias ou fungos podem crescer descontroladamente , seja na bexiga e na uretra, ou diretamente nos rins.

BBC – Que fatores estão ligados ao seu aparecimento?

Agusto Senna-Ortiz – Em geral, podemos identificar uma série de causas que, ocasionalmente, podem levar ao aparecimento de uma infecção do trato urinário. Os mais importantes incluem:

  • Sistema imunológico deprimido. Como mencionamos, doenças como o diabetes deterioram o sistema imunológico, tornando o corpo incapaz de combater adequadamente as bactérias, aumentando o risco de infecções.
  • Maus hábitos ou uso de produtos irritantes na região íntima. De acordo com um estudo, maus hábitos na área íntima, assim como o uso de determinados produtos, podem desencadear uma infecção vaginal que, pela proximidade da vagina com a uretra e o ânus, leva ao desenvolvimento de uma infecção do trato urinário .
  • Segurando muito a vontade de urinar . A urina é um líquido residual, não é estéril e armazená-la na bexiga por muito tempo pode levar à proliferação de bactérias que desencadeiam uma infecção do trato urinário.
  • Fazer sexo desprotegido. Estudos garantem que doenças sexualmente transmissíveis podem causar cistite. Da mesma forma, é necessário garantir a higiene após o sexo, para evitar a entrada de bactérias pela uretra devido à umidade produzida pelos fluidos masculinos e femininos.
  • Uso de diafragma anticoncepcional. Como afirmado neste estudo , o uso do diafragma vaginal, assim como o preservativo ou outros métodos de planejamento com espermicida, podem causar infecção do trato urinário, pois altera o pH vaginal, favorecendo o crescimento de lactobacilos.
  • Anormalidades ou lesões no trato urinário. Esse tipo de lesão inibe o fluxo de urina normalmente, por isso pode causar, além de infecções frequentes, danos nos rins e cálculos renais.
  • Procedimentos urinários recentes. O uso de instrumentos médicos pode levar a um risco aumentado de infecção do trato urinário.

BBC – Quais são os sintomas de uma infecção urinária?

Agusto Senna-Ortiz – Os sinais e sintomas de uma infecção do trato urinário nem sempre são claros para os pacientes. Às vezes são tão pequenos que passam despercebidos . No entanto, na maioria das vezes é possível vivenciar um deles, conforme informações obtidas na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos: 

BBC – Como aliviar uma infecção urinária de forma natural e rápida?

Agusto Senna-Ortiz – Para aliviar esse tipo de infecção de forma natural, basta modificar alguns hábitos de vida e usar remédios com plantas ou especiarias . No entanto, lembre-se que é importante procurar atendimento médico, principalmente se você já experimentou algumas opções sem resultados positivos.

  • Aumente o consumo de água: Beber muita água pode ajudar a controlar a infecção, de acordo com esta informação da Clínica Mayo. Este líquido vital ajuda a melhorar o funcionamento dos rins, purificar o trato urinário, bem como reduzir a concentração de bactérias no sistema .
  • Tome vitamina C: Estudos confirmaram que o consumo de vitamina C ou ácido ascórbico produz uma diminuição do pH urinário que inibe o desenvolvimento de bactérias na urina, tornando-a mais ácida . Estima-se que o consumo de vitamina C em um adulto saudável deve estar entre 75 e 90 miligramas por dia.
  • Utilize bastante cranberry: O cranberry acaba sendo uma excelente opção para combater uma infecção do trato urinário, principalmente em pacientes do sexo feminino em idade reprodutiva. De acordo com pesquisas a esse respeito, o cranberry impede a adesão de bactérias ao urotélio.

    As propriedades antibacterianas desta fruta se devem à ação de seus compostos, principalmente as proantocianidinas, pois atuam antes que as bactérias invadam o trato urinário.

BBC – Como você aconselharia o tratamento da infecção urinária agora?

Agusto Senna-Ortiz -Existe um remédio ótimo chamado Incontini. Foi especialmente concebido para o tratamento desta doença e apresenta uma eficácia simplesmente fenomenal!

Possui os seguintes benefícios. 

  • Restaura a força da Bexiga: Com o tempo a elasticidade e força da bexiga vão ficando comprometidas. Incontini restaura a força e as funções da bexiga.
  • Trato e prevenção de infecções urinárias: A alta concentração de cranberry importado ajuda combater as infecções no trato urinário da mulher.
  • Trato para pielonefrite (inflamação do rim): A inflamação nos rins causa muitas dores e desconfortos. Sua fórmula avançada alivia a inflamação dos rins.
  • Elimina Cistite: Acaba com a inflamação causada pela bactéria Escherichia coli.
  • Tratamento para inflamação (bexiga, rins e uretra): Vitamina C e ácidos orgânicos que ajudam na inflamação da bexiga e rins.
  • Auxilia na melhora da imunidade: Restaura a imunidade natural do corpo prevenindo o ataque de bactérias que prejudicam o sistema urinário feminino.
  • Micronutrientes que auxiliam no combate as cólicas: Seus micronutrientes trazem alivio para as cólicas.
  • Desodoriza a urina de quem sofre de incontinência urinária: Acaba com o mau odor causado pelas bactérias na região intima.

Você pode curar uma infecção urinária de forma natural e rápida.

Incontini foi testado e obteve os melhores resultados em comparação com outros produtos da categoria.

Resultados do teste:

  • Sim, o problema foi completamente resolvido: 96,7% dos entrevistados
  • Me ajudou parcialmente, melhorou muito, mas o problema persiste: 2,6% dos entrevistados
  • Não me ajudou em nada: 0,3% dos entrevistados
  • Dificuldade em responder: 0,4% dos entrevistados

BBC – Muito obrigada pela entrevista. Talvez você queira desejar algo aos nossos leitores?

Agusto Senna-Ortiz – Sim desejo saúde. Não adie a doença para não ficar incapacitada! Qualquer patologia é muito mais fácil de tratar nos estágios iniciais. Incluindo incontinência urinária! Saúde!

Patrocinado

Desconto aplicado automaticamente no site oficial*

Desconto aplicado automaticamente no site oficial*

[email protected]

INFORMAÇÃO:

Isto é um advetorial, a história retratada neste site e a pessoa retratada é baseada nas historias e relatos dos nossos clientes, os resultados podem variar de pessoa para pessoa, o produto é natural, consulte seu medico.